Agende agora

Canais de Agendamento

Tomografia

Marque o seu exame na Granato

Marque o seu exame

na Granato

O que é o Exame de Tomografia?

Tomografia é um exame de imagem não invasivo, que produz imagens de alta qualidade dos órgãos internos, permitindo identificar inúmeros problemas de saúde.

Ela pode analisar diferentes partes do corpo, como ossos, cérebro, pulmões, rins, fígado, ovários, pâncreas, entre outros.

Por gerar imagens via radiação e produzidas por computador, o exame possibilita uma visualização interna de forma muito mais detalhada do que uma radiografia comum.

Quando fazer o Exame de Tomografia?

Algumas das principais indicações para realizar o exame de tomografia incluem:

• Avaliação de lesões traumáticas: A tomografia é frequentemente utilizada para avaliar lesões causadas por acidentes, quedas ou outros traumas, permitindo uma visualização detalhada de fraturas ósseas, lesões internas e sangramento.

• Detecção e avaliação de tumores: A tomografia pode ajudar a identificar e caracterizar tumores em diferentes partes do corpo, incluindo pulmões, cérebro, fígado, rins e órgãos abdominais. Ela fornece informações sobre o tamanho, localização e extensão do tumor.

• Diagnóstico de doenças pulmonares: A tomografia de tórax é frequentemente usada para detectar e avaliar doenças pulmonares, como pneumonia, enfisema, fibrose pulmonar e câncer de pulmão.

• Avaliação de doenças vasculares: A tomografia pode ser usada para avaliar o sistema vascular do corpo, incluindo a detecção de bloqueios arteriais, aneurismas ou malformações vasculares.

• Avaliação de doenças abdominais: A tomografia é útil para diagnosticar e avaliar doenças abdominais, como apendicite, pancreatite, cálculos biliares, doença inflamatória intestinal e câncer de cólon.

• Avaliação de doenças cerebrais: A tomografia pode ajudar a detectar e avaliar lesões cerebrais, acidentes vasculares cerebrais (AVCs), tumores cerebrais, aneurismas e outras condições neurológicas.

• Monitoramento de tratamentos: A tomografia pode ser utilizada para monitorar a eficácia de tratamentos, como radioterapia ou quimioterapia, permitindo que os médicos observem mudanças no tamanho ou na resposta do tumor ao tratamento.

É importante destacar que a decisão de realizar um exame de tomografia é feita pelo médico, levando em consideração os sintomas, histórico médico e os resultados de outros exames. Cada caso é único, e o médico determinará se a tomografia é apropriada para o diagnóstico ou acompanhamento do paciente.

Avisos importantes

• O exame de tomografia é contra indicado para mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez;

• Pacientes alérgicos ou asmáticos devem informar ao técnico da radiologia para avaliar a melhor alternativa na realização do exame;

• A duração do exame varia de acordo com a área examinada, podendo variar de 5 a 30 minutos;

• A tomografia não causa nenhum tipo de dor e não causa desconforto para pacientes com claustrofobia pois o tomógrafo é amplo e aberto.

Estr. da Gávea, 817, loja 109

Galeria Pedra Bonita

São Conrado - RJ

SEG a SEX: das 07h às 19h

SÁB: das 07h às 14h

Siga a Granato

AGENDE AGORA MESMO SEU EXAME

2023 - Todos os direitos reservados.